Você já viu estilingue que atira livros? Prepare-se para ver.

Nos anos 1980, no Rio de Janeiro, um grupo se formou numa oficina literária e persistiu no ofício de escrever. Cristina Zarur, Miriam Mambrini, Marilena Moraes, Nilma Lacerda, Vânia Osório, Sônia Peçanha e Alexandre Brandão comemoram esse encontro com o livro AMORES VAGOS, o primeiro do selo ESTILINGUES.

Depois de A palavra em construção, coletânea de contos de 1992, os autores se dedicaram a projetos individuais, garantindo boas críticas e alguns prêmios.

AMORES VAGOS volta a reunir os amigos e traz quatorze textos, apresentados por Luiz Rufatto; os contos falam do amor, da maneira que cada autor imprimiu à sua escrita.

A originalidade está na distribuição: o livro, oferecido como presente, desconcertante e inesperado, é um convite a festejar com os autores; as principais pousadas de Paraty receberão exemplares para brindar os hóspedes, numa acolhida simpática aos que visitarem a cidade durante a próxima FLIP.

A ideia é que o livro circule, que cada leitor passe adiante seu exemplar, promovendo a leitura, nos moldes dos movimentos Fureur de Lire, na França, e o bookcrossing, sucesso na Espanha, onde os livros são deixados em um lugar público para que outras pessoas deles desfrutem.

Os autores de AMORES VAGOS têm planejado um roteiro para distribuir essa primeira edição em eventos literários de todo o Brasil, universidades e, naturalmente, oficinas de criação de textos já que, afinal, assim tudo começou.

A introdução dessa filosofia ─ o livro que chega de surpresa, um presente ─ em grupos sociais, escolas e bibliotecas, pode trazer um novo hábito, com reflexos duradouros a médio e longo prazo – a formação de leitores.

Os autores desejam, sim, que AMORES VAGOS percorra muitos caminhos, na conquista de leitores, no incentivo à literatura. Eles contam com você, que agora já sabe: o mundo dos livros pode estar no quarto da pousada.

Anúncios

45 Comentários

Arquivado em Eventos

45 Respostas para “Você já viu estilingue que atira livros? Prepare-se para ver.

  1. Lélia Falcão Léda

    Vai ser um sucesso.

  2. Teresa Cristina

    Qualquer ideia para incentivar a leitura merece sempre nota 10. Além disso, o nome dado ao projeto é excelente. Por último: sucesso para o livro. Tomara que ele cumpra seu destino e chegue a muitos leitores por aí afora. Beijos

  3. ludmila

    sucesso para vocês e que bom para todos nós. parabéns ! vou divulgar muiiiiiiiiiiito.
    beijos

  4. Como já disse em outro comentário o nome e a idéia, sao excelentes. O que voces pretendem com as Pousadas eu já tenho o hábito de deixar livros nas cabeceiras das camas para os hóspedes poderem apreciar: os que gostam e os que ainda nao tenham este hábito, que passem a te-lo. Minha pousada recebe gente de todo o estado de Sao Paulo (90%) e os restante de outtros estados. Estamos próximos da Serra da Canastra, onde nasce o “velho Chico” o que inspira a leitura e a escrita. Quero ajuda-los nesta empreitada. Contem conosco da http://www.pousadaparadadoslagos.com.br.

    Um abraco no Alexandre (Alex Brand para mim) e suas companheiras de boas idéias e … ótimas palavras.

    • Parada, valeu, mano. Em breve, para aqueles que forem conhecer esse paraíso que é nossa terra, às margens do Rio Grande, do São Francisco e de tantos outros rios, você, em sua pousada, terá um “Amores Vagos” para presentear. Um gesto que se transformará em outros iguais, atingindo enfim muitas pessoas por aí afora. Obrigado, amigo.

  5. Priscilla Gershon

    Encantadora ideia! Parabéns aos autores e aos (re)encontros da vida. Sucesso para todos/as!

  6. Alberto Calixto Mattar Filho

    Parabéns a todos vocês que tiveram a iniciativa. Por certo, teríamos uma realidade melhor, de nível mais elevado, caso a leitura realmente integrasse o cotidiano dos brasileiros como algo indispensável.

  7. Xandão e seus amigos… parabéns!
    O que se pode esperar de um escritor que não seja escrever e escrever em grupo, partilhando, sem essa de torre de cristal, é mais gratificante. Processo dialético do aprendizado. Frase velha, mas oportuna.
    Vou colocar o link no blog dos Scrachados e distribuir para os amigos e inimigos, também.
    Desde já reivindicamos um exemplar – um só para passar de mão em mão.

    Abs ao grupo.

    Del vigna

    • Del, querido, eu bem podia imaginar que um projeto assim calaria fundo em você. E você terá a tempo seu exemplar, e mais algum pra levar para aqueles para os quais a leitura é um luxo distante.

  8. Alexandre, parabéns pela iniciativa, tem tudo pra dar certo! O espírito de ler e passar adiante também é bom. Não dá dinheiro, mas dá prazer de ver gente lendo e gostando.
    Beijos ao bendito fruto,

    Monique

  9. Pô, que estilingada boa, gente! Genial e…no alvo! Parabéns pra turma toda, em especial ao meu manovéio-conterrâneo Xandão! Podem contar comigo pra divulgar a idéia. Muito sucesso pra todos! Abeijos
    Barretovski

  10. Parabéns a todos. Se a leitura integrasse realmente o nosso cotidiano como algo fundamental que é, por certo teríamos outro Brasil.

  11. Todo projeto que envolve divulgação de livros, artes, cultura em geral, merece nosso apoio.Parabéns.

  12. Ivan Vasconcellos

    Alexandre…Bendito fruto entre as mulheres…
    Parabéns pela iniciativa. Faço votos que atinjam seus objetivos. Abraços.

  13. Junia

    Muito boa ideia e iniciativa,porque os meninos hoje ficam muito na internet e como têm preguiça de ler,escrevem tudo errado…Mesmo estudando em escolas particulares que teoricamente deveriam dar mais estímulo…Dá até aflição de ler as redaçoes deles…Olha que minha irmã é jornalista e vive levando eles na Leitura para estimular…boa sorte,espero que essa idéia se dissemine…bjs

  14. Osvaldo Guizzardi Filho

    Não todos os autores, mas tenho o privilégio de conhecer o Alexandre, o que não é pouco!

    Como eu recebo a estilingada?

  15. Marilia

    Miriam, parabéns pela iniciativa, a você e seus amigos. Idéia genial, generosa e muito oportuna! Mostra uma direçao, a do país que podemos ser.
    Vou repassar a notícia para meus amigos, especialmente as amigas do clube do livro.
    Beijos

  16. Joyce

    Famos fazer uma troca?
    Eu deixo meus livros infantis que já não preciso mais nos bancos da pracinha perto da minha casa com um recadinho para que eles circulem e vcs me mandam uma estilingada certeira? =)

  17. Paula

    Será que haverá oportunidade para que mais gente, aspirantes a autor, venha a ingressar em futuras estilingadas?

    Sugiro, pois, uma série de estilingadas menores – livros para pais & filhos lerem juntos, recheados de contos, anedotas, instruções de como se divertir e aprender juntos etc etc.

    Eu, e certamente muita gente, queremos também “arremessar juntos” muitas livros-letras por aí!

  18. Compartilhar o amor é sempre uma belíssima ideia! Parabéns pela iniciativa!!! Um grande abraço a todos!

  19. Olá Soninha, Olá meninas outras …..

    Tomara a estilingada me atinja com um exemplar dessa provocante criação …….. sucesso !!!!

    • Sônia

      Querida,

      que bom que meu estilingue acertou você. Preciso de mais Santo André na veia para dar munição a este estilingue.
      Bjs e obrigada

  20. lucas brandão

    Poxa Xandão e Cia, coloquem o Agosto Butiquim nesta empreitada. Seria ótimo poder fazer do bar uma biblioteca e dos fregueses bebuns de literatura. abraços e muito sucesso.

  21. Valeria Veloso

    Ainda não tive a chance de conhecer todo o grupo de escritores,mas certamente são maravilhosos,em vista de estarem perto da querida prof.Sonia-que nos fez relembrar de passos esquecidos da literatura,ortografia,gramática..enfim….estou louca para ler este exemplar…parabéns a todos,um beijo da aluna do curso de Gestão Pública-UFF.Obrigada,Sonia.

    • Sônia

      Valeria,

      obrigada por partilhar a nossa alegria. Felizmente nossa língua não é feita só de acentos, crases e concordâncias, ainda que estejam todos lá, no alinhavar das histórias. Espero que nosso estilingue faça chegar a você esses Amores Vagos. Bjs

  22. sara silleman

    Sôninha querida,

    Que ideia boa, quero participar e acertar um monte de gente com esse estilingue. bjs

  23. Sônia

    Querida Sara,

    com certeza você está na minha mira. Amores Vagos espera ser lido ao pé da lareira… Tomara que seja logo. Bjs saudosos

  24. Belo projeto. Já tinha visto algo parecido, mas não realizado de forma particular. Bela iniciativa. “Badoquem”* algumas pedrinha para os lados da Bahia, e quem sabe cheguem em minhas mão….

    *Badocar – o mesmo que estilingar, expressão utilizada por aqui também.

    abraços aos autores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s