Leitura, sempre ela

Em janeiro de 2010, Miriam Mambrini, em artigo publicado no jornal Rascunho e reproduzido no Digestivo Cultural, discutia a questão da leitura no Brasil. Em fevereiro, o senhor Jacinto Guerra, na mesma Rascunho, escrevia carta (Abrir Janelas) com argumentos que iam ao encontro da “tese” de Miriam.

Agora mesmo, no dia 18 de julho, na Revista do Globo, Mauro Ventura entrevistou a senhora Luciana Landrino, diretora da escola João de Deus, na Penha Circular, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. O motivo da entrevista estava ligado ao fato de a escola ter tirado “o primeiro lugar no Estado do Rio na 1ª. à 5ª. série do Ensino fundamental, com uma meta prevista para ser alcançada só em 2021”. Reproduzimos um trecho da entrevista:

REVISTA O GLOBO: O que explica o sucesso da escola?

LUCIANA LANDRINO: O índice de aprovação sempre foi bom, mas sentimos que os alunos tinham dificuldade de interpretar o que era solicitado. Sabiam o conteúdo, sabiam fazer contas, mas havia a preguiça de ler. Com isso, erravam a questão. O jeito era estimular a leitura, mas pelo prazer, não pela obrigação. Temos o projeto Gosto pela Leitura. Todo fim de semana eles pegam dois livros, levam para casa e leem. Depois, o professor pergunta se leram tudo e se gostaram, para ver que tipo de leitura agrada mais. Nessa hora, não é cobrado o conteúdo, a gramática, a interpretação de texto. Temos jornal mural, saraus de poesia, dia da contação de história. Nas paredes da escola, estão expostos os trabalhos. Há também o correio escolar, em que eles escrevem cartas para colegas e professores, e depositam numa caixa de verdade, emprestada pelos Correios. (Os grifos são nossos.)

A questão é complexa, e nós tentaremos contribuir.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ideias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s