Matéria no Zona Sul de O Globo

Hoje, no caderno Zona Sul d’O Globo, o projeto Estilingues ganha novo destaque. A matéria de Bruna Talarico, com foto de Ana Branco, comenta tanto como o grupo foi formado como os rumos que o projeto busca tomar no momento. Dá ênfase à viagem à Paraíba, onde estaremos na próxima semana.

Foto de Ana Branco; O Globo. Veiculada em 19/08/2010, Caderno Zona Sul.

ZONA SUL – 19/08/2010
(http://www.oglobodigital.com.br/flip/… 1/1) – REPRODUÇÃO DA MATÉRIA

Livros que circulam

Bruna Talarico (bruna.talarico.alliage@oglobo.com.br)
Formado há 25 anos em Ipanema, na extinta Oficina Literária Afrânio Coutinho, um grupo de entusiastas da boa literatura comemora bodas de prata com um presente para o futuro do conhecimento. Há duas semanas, Alexandre Brandão, Marilena Moraes e Miriam Mambrini, moradores de Botafogo, Leblon e Ipanema, em companhia de Cristina Zarur, da Tijuca, Nilma Lacerda, da Ilha do Governador, Vânia Osório, da Barra da Tijuca, e Sonia Peçanha, de Niterói, distribuíram gratuitamente 500 exemplares de sua última coletânea de contos, “Amores vagos”, em hotéis de Paraty que receberiam turistas para a Flip.
— Queríamos chegar até os formadores de opinião, mas já pensamos em ampliar o projeto para comunidades carentes do Rio, como o Vidigal, e também para outras cidades. A ideia é fazer o livro circular — afirma Marilena, que organiza, em sua casa, as reuniões do grupo.
Na parte final do livro, um fichário que segue os moldes das publicações disponíveis em bibliotecas aguça a brincadeira e oferece ao leitor espaço para preenchimento com nome, data e local da leitura.
— Com a doação do livro, conseguimos atingir leitores e não-leitores. Os donos de hotéis da Flip adoraram, a iniciativa foi muito bem recebida lá. Em vez de um leitor por livro, teremos muito mais gente chegando até o nosso material — enfatiza Cristina.
A prática do bookcrossing, em que livros são compartilhados em lugares públicos, já ganhou a Europa, a América do Norte e alguns países da América Latina. Mas se por um lado o selo Estilingues ainda não cruza fronteiras internacionais, a cidade de João Pessoa, na Paraíba, pode comemorar essa nova sorte de democracia cultural: a festa literária Agosto das Letras, que acontece entre os dias 27 e 29, será o próximo lugar de distribuição dos exemplares.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s